SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Fatores associados à realização de cesariana em hospitais brasileirosAtividade física durante a gestação e desfechos fetais: um estudo de casos e controles índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MENDOZA-SASSI, Raúl Andrés et al. Fatores de risco para cesárea segundo tipo de serviço. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 80-89. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000100009.

OBJETIVO: Analisar a taxa de cesárea e fatores associados à sua ocorrência segundo serviço de saúde utilizado, público ou privado. MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007 com todas as gestantes que deram à luz nos hospitais da cidade de Rio Grande, RS. As gestantes foram entrevistadas, utilizando-se um questionário testado e pré-codificado com questões sociodemográficas, obstétricas e relacionadas ao recém-nascido. Foram desenvolvidos dois modelos de predição, um para as gestantes internadas pelo Sistema Único de Saúde (público) e outro para as gestantes internadas em serviços privados. Em cada modelo foi realizada uma análise multivariada utilizando a regressão de Poisson, calculando-se as razões de prevalência e seus respectivos intervalos com 95% de confiança. RESULTADOS: A taxa de cesárea para o grupo público foi 43% enquanto no grupo privado foi 86%. Os fatores sociodemográficos e o parto gemelar foram mais importantes no modelo público, assim como o número gravidezes (redução de 25% vs. 13% no grupo privado) e cesárea prévia (incremento de 86% vs. 24% no privado). Consultas de pré-natal e internações afetaram o desfecho somente no grupo público. CONCLUSÕES: As taxas de cesárea foram elevadas nos dois grupos, sendo o dobro no serviço privado. Os fatores de risco são diferentes em magnitude, segundo o tipo de gestante.

Palavras-chave : Cesárea; Fatores de Risco; Fatores Socioeconômicos; Sistemas Pré-Pagos de Saúde; Saúde Suplementar; Sistema Único de Saúde; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês