SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Cultural adaptation and psychometric properties of Brazilian Need for Recovery ScaleTime orientation and executive functions in the prediction of mortality in the elderly: Epidoso study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GIL-MONTE, Pedro R; CARLOTTO, Mary Sandra  and  CAMARA, Sheila Gonçalves. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 140-147. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000100015.

OBJETIVO: Avaliar a validade fatorial e de construto da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" (CESQT). MÉTODOS: O processo de versão do questionário original do espanhol para o português incluiu as etapas de tradução, retrotradução e equivalência semântica. Foi realizada análise fatorial confirmatória e utilizados modelos de equações estruturais de quatro fatores, similar ao da estrutura original do CESQT. A amostra foi constituida de 714 professores que trabalhavam em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre, RS, e região metropolitana 2008. O questionário possui 20 itens distribuídos em quatro subescalas: Ilusão pelo trabalho (5 itens), Desgaste psíquico (4 itens), Indolência (6 itens) e Culpa (5 itens). O modelo foi analisado com base no programa LISREL 8. RESULTADOS: As medidas de ajuste indicaram adequação do modelo hipotetizado: χ2(164) = 605,86 (p < 0,000), Goodness Fit Index = 0,92, Adjusted Goodness Fit Index = 0,90, Root Mean Square Error of Approximation = 0,062, Non-Normed Fit Index = 0,91, Comparative Fit Index = 0,92, Parsimony Normed Fit Index = 0,77. O valor de alfa de Cronbach para todas as subescalas foi maior que 0,70. CONCLUSÕES: Os resultados indicam que o CESQT possui validade fatorial e consistência interna adequada para avaliar burnout em professores brasileiros.

Keywords : Esgotamento Profissional; diagnóstico; Validade dos Testes; Reprodutibilidade dos Testes; Estudos de Validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese