SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Risco de infecção tuberculosa em agentes comunitários de saúdeSobrevida e fatores prognósticos de pacientes com câncer de próstata clinicamente localizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MACIEL, Ethel Leonor Noia et al. Membros familiares e profissionais de saúde na supervisão do tratamento da tuberculose. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.2, pp.339-343. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000200015.

OBJETIVO: Comparar os resultados de cura por tuberculose entre pacientes supervisionados pelo membro familiar e pelo profissional de saúde. MÉTODOS: Estudo de coorte prospectiva de 171 pacientes de Vitória, ES, no período de 2004 a 2007. Cada paciente foi acompanhado por seis meses até a finalização do tratamento. Dos pacientes estudados, 59 pacientes tratados eram supervisionados por um membro familiar e 112 pelos profissionais de saúde. Foram avaliados dados sociodemográficos e clínicos dos pacientes. Diferenças entre os grupos de estudo foram avaliadas utilizando o teste qui-quadrado ou teste t de Student ao nivel de significância de 5%. RESULTADOS: A maioria dos sujeitos do estudo apresentaram bacioscopia positiva e cultura confirmada para tuberculose. Dois pacientes tinham sorologia positiva para HIV. Um número maior de pacientes no grupo supervisionado por profissionais de saúde não eram alfabetizados, comparado com aqueles pacientes do grupo supervisionado por membros familiares (p = 0,01). Todos os pacientes supervisionados por um familiar foram curados, frente a 90% dos pacientes supervisionados pelos profissionais de saúde (p=0,024). CONCLUSÕES: O sucesso do tratamento de tuberculose foi maior quando supervisionado por um familiar.

Palavras-chave : Tuberculose [enfermagem]; Pacientes Domiciliares; Enfermagem Familiar; Cuidadores; Assistência Domiciliar; Conduta do Tratamento Medicamentoso; Resultado de Tratamento; Estudos de Coortes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons