SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Dental health policies in Brazil and their impact on health inequalitiesAnaphylaxis associated with the vaccine against measles, mumps and rubella author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MENDEZ, Claudio A  and  TORRES A, M Cristina. Autonomia na gestão hospitalar no Chile: desafios para o recurso humano em saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.2, pp.366-371. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000200019.

Destacam-se algumas experiências de reforma sanitária na América Latina que têm dado lugar à implementação de hospitais autônomos. No Chile, o sistema de saúde implementou uma reforma que introduziu os Estabelecimentos de Autogestão em Rede. Estes serão centros de alta complexidade que abarcarão uma maior complexidade técnica, centros de custos e mecanismos de avaliação da satisfação dos usuários. Para o recurso humano em saúde, a implementação destes centros estabelece desafios no planejamento para a provisão de serviços, assim como na transição da gestão clássica das equipes a uma baseada em redes. Estes desafios envolvem a estimativa de vazios de especialidades médicas, assim como de outras profissões do setor. Para o sucesso da autogestão no Chile, conclui-se que se deve avançar em estabelecer políticas globais e locais que abordem temas de formação e organização da provisão de serviços de saúde nestas instituições.

Keywords : Administração Hospitalar; Reforma dos Serviços de Saúde; Administração de Recursos Humanos em Hospitais; Gestão em Saúde; Chile.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License