Servicios Personalizados
Articulo
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
Revista de Saúde Pública
versión impresa ISSN 0034-8910
Resumen
HADDAD, Ana Estela et al. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 383-393. Epub 21-Mayo-2010. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010005000015.
Estudo conduzido com o objetivo de contribuir para o planejamento e implementação de políticas de qualificação profissional no campo da saúde. Foram analisados 14 cursos de graduação da área da saúde: biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, no período de 1991 a 2008. Dados sobre número de ingressantes, taxa de ocupação de vagas, distribuição de concluintes por habitante, gênero e renda familiar foram coletados a partir dos bancos do Ministério da Educação. Para o curso de medicina, a relação foi de 40 candidatos por vaga nas instituições públicas contra 10 nas privadas. A maioria dos ingressantes era composta por mulheres. A região Sudeste concentrou 57% dos concluintes, corroborando o desequilíbrio de distribuição regional das oportunidades de formação de profissionais de saúde e indicando a necessidade de políticas de incentivo à redução dessas desigualdades.
Palabras llave : Educação Superior; Pessoal de Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Formação de Recursos Humanos; Avaliação Educacional.












