SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Risk factors for osteoporotic fractures and low bone density in pre and postmenopausal womenImpact of the Staying Alive Program on the reduction of homicides in a community in Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VILLELA, Lenice de Castro Mendes; MORAES, Suzana Alves de; SUZUKI, Claudio Shigueki  and  FREITAS, Isabel Cristina Martins de. Tendência da mortalidade por homicídios em Belo Horizonte e região metropolitana: 1980-2005. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 486-495.  Epub May 07, 2010. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010005000007.

OBJETIVO: Analisar a evolução das taxas de mortalidade por homicídio em Belo Horizonte e Região Metropolitana no período de 1980 a 2005. MÉTODOS: Estudo de série temporal, cujos dados sobre óbitos foram obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade e as estimativas populacionais segundo sexo, idade e anos-calendário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os coeficientes específicos de mortalidade, segundo sexo e faixa etária, foram calculados anualmente para cada região geográfica. A análise de tendência foi realizada por meio da construção de modelos de regressão polinomial para séries históricas, adotando-se nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Houve elevada magnitude das taxas de mortalidade por homicídios em Belo Horizonte e Região Metropolitana, principalmente para o sexo masculino, permitindo identificar, em relação à tendência secular, crescimento acelerado dessas taxas em ambos os sexos e em quase todas as faixas etárias, mais expressivamente a partir do início da década de 1990, na Região Metropolitana da capital. CONCLUSÕES: Os resultados indicam a necessidade de implementação de políticas públicas conjuntas, direcionadas para o controle da violência. Recomendam-se investimentos em educação e garantia de acesso ao emprego, visando o controle da ascensão acelerada da mortalidade por homicídios, principalmente, entre os jovens do sexo masculino, residentes na Região Metropolitana.

Keywords : Homicídio; Mortalidade; tendências; Causas Externas; Zonas Metropolitanas; Estudos de Séries Temporais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese