SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Health survey: comparison of interviewees according to ownership of a residential telephone lineOverlapping of duties and technical autonomy among nurses of the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

CARVALHO, Antonio Geraldo Cidrão et al. Diagnóstico de anemia por deficiência de ferro em crianças do Nordeste do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.513-519. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000300015.

OBJETIVO: Diagnosticar anemia por deficiência de ferro em crianças. MÉTODOS: O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 301 crianças com idade entre seis e 30 meses, usuárias de creches públicas de Recife, PE, em 2004. Para o diagnóstico da anemia utilizou-se a combinação de diferentes parâmetros hematológicos e bioquímicos: hemoglobina, volume corpuscular médio, ferritina, proteína C-reativa, saturação da transferrina e receptor da transferrina. Para a análise estatística empregou-se o teste do qui-quadrado e ANOVA. RESULTADOS: Do total de crianças, 92,4% tinha anemia (Hb < 110g/L) e 28,9% apresentou anemia moderada/grave (Hb<90g/L). Níveis mais baixos de hemoglobina foram observados em crianças de seis a 17 meses. Encontrou-se deficiência de ferro em 51,5% das crianças, utilizando-se a ferritina (< 12µg/L) como parâmetro. Considerando a combinação da concentração de hemoglobina, ferritina e do receptor de transferrina, 58,1% tinha anemia com deficiência de ferro, 34,2% anemia sem déficit de ferro e 2,3% deficiência de ferro sem anemia. A concentração média de ferritina foi significativamente maior em crianças com proteína C-reativa aumentada quando comparada com aqueles com níveis normais (22,1 versus 14,8 µg/L). CONCLUSÕES: A utilização de diversos parâmetros bioquímicos e hematológicos possibilitou diagnosticar anemia por deficiência de ferro em dois terços das crianças, revelando a necessidade de identificar outros determinantes de anemia sem deficiência de ferro.

Keywords : Anemia Ferropriva [diagnóstico]; Ferritinas [sangue]; Técnicas e Procedimentos de Laboratório; Testes Hematológicos; Deficiência de Ferro [prevenção]; Deficiência de Ferro [controle]; Nutrição do Lactente; Nutrição da Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License