SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Cobertura vacinal em menores de dois anos a partir de registro informatizado de imunização em Curitiba, PRValidade preditiva de instrumento para identificação do idoso em risco de hospitalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

CASTRO, Shamyr Sulyvan; LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti  e  CESAR, Chester Luiz Galvão. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 99-105.  Epub 29-Out-2010. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010005000048.

OBJETIVO: Analisar as dificuldades de acessibilidade aos serviços de saúde vividas por pessoas com deficiência. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo realizado com pessoas que relataram ter algum tipo de deficiência (paralisia ou amputação de membros; baixa visão, cegueira unilateral ou total; baixa audição, surdez unilateral ou total). Foram entrevistados 25 indivíduos (14 mulheres) na cidade de São Paulo, SP, de junho a agosto de 2007, que responderam perguntas referentes a deslocamento e acessibilidade aos serviços de saúde. A metodologia utilizada para análise foi o discurso do sujeito coletivo e as análises foram conduzidas com recurso do programa Qualiquantisoft. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A análise dos discursos sobre o deslocamento ao serviço de saúde mostrou diversidade quanto ao usuário ir ao serviço sozinho ou acompanhado, utilizar carro particular, transporte coletivo, ir a pé ou de ambulância e demandar tempo variado para chegar ao serviço. Com relação às dificuldades oferecidas de acessibilidade pelos serviços de saúde, houve relatos de demora no atendimento, problemas com estacionamento, falta de rampas, elevadores, cadeiras de rodas, sanitários adaptados e de médicos. CONCLUSÕES: As pessoas com algum tipo de deficiência fizeram uso de meios de transporte diversificados, necessitando de companhia em alguns casos. Problemas na acessibilidade dos serviços de saúde foram relatados pelos sujeitos com deficiências, contrariando o princípio da eqüidade, preceito do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Limitação da Mobilidade; Acesso aos Serviços de Saúde; Saúde da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês