SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3O papel da plausibilidade na avaliação da pesquisa científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MORIMOTO, Juliana Masami; MARCHIONI, Dirce Maria Lobo; CESAR, Chester Luiz Galvão  e  FISBERG, Regina Mara. Variância intrapessoal para ajuste da distribuição de nutrientes em estudos epidemiológicos. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 621-625. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000300022.

O objetivo do estudo foi apresentar a fração da variância intrapessoal para ajuste da distribuição de nutrientes de adultos e idosos. Utilizaram-se dados de inquérito populacional com amostra representativa (n = 511) de indivíduos com 19 anos ou mais do município de São Paulo, SP, em 2007. A fração da variância intrapessoal foi obtida pelo método proposto pela Iowa State University. Observaram-se diferenças nas frações das variâncias intrapessoais de nutrientes segundo sexo. Esses valores devem ser utilizados para ajustar a distribuição da ingestão de nutrientes, pois sua não utilização pode resultar em viés na análise e interpretação de dados.

Palavras-chave : Interpretação Estatística de Dados; Inquéritos Nutricionais; Avaliação Nutricional; Variância intrapessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês