SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Racionalidad terapéutica: elementos medico-sanitarios en las demandas judiciales de medicamentoFactores asociados a la violencia física por pareja íntima en usuarias de servicios de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

ROHDEN, Fabiola  y  RUSSO, Jane. Diferenças de gênero no campo da sexologia: novos contextos e velhas definições. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 722-729.  Epub 10-Jun-2011. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011005000038.

OBJETIVO: Analisar concepções de gênero e sexualidade presentes no campo de intervenções terapêuticas em torno do sexo. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Observação etnográfica, complementada por análise documental de material impresso referente ao X Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, e ao VIII Congresso Brasileiro sobre Inadequações Sexuais, promovido pela Associação Brasileira para o Estudo das Inadequações Sexuais, realizados em 2005. A análise privilegiou a interação entre a perspectiva quantitativa no processamento das variáveis profissão e gênero dos participantes e temas das palestras, e perspectiva qualitativa na análise e interpretação do conjunto mais geral de dados. RESULTADOS: Os temas das sessões e o enfoque das apresentações sugerem que o campo é definido pelo contraste entre duas especialidades médicas: a ginecologia e a urologia, a primeira voltada para disfunções femininas e do casal e a segunda para as disfunções masculinas. CONCLUSÕES: A sexualidade masculina é abordada por perspectiva predominantemente biomédica, centrada na fisiologia da ereção e na prescrição de medicamentos, enquanto a sexualidade feminina é apresentada como condicionada por problemas relacionais, mais adequados à intervenção psicológica.

Palabras llave : Gênero e Saúde; Sexologia; Pessoal de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués