SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Hospitalization for primary care-sensitive conditions in regional health districts in Southern BrazilRisks and controversies in the social construction of the concept of healthy food: the case of soy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MONTILLA, Marleny et al. Infestação por barbeiros em comunidades indígenas de Valledupar, Colômbia. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 773-780.  Epub June 10, 2011. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011005000037.

OBJETIVO: Calcular índices de infestação por barbeiros em comunidades indígenas da Colômbia. MÉTODOS: Estudo descritivo em 19 comunidades do município de Valledupar, departamento de Cesar, Colômbia. A coleta de barbeiros foi realizada por busca ativa nas casas dos indígenas de junho e dezembro de 2007. A identificação taxonômica foi feita conforme Lent & Wygodzinsky. A determinação da infecção foi realizada por processo de infecção em modelo animal e análise enzimática em fezes de barbeiros. RESULTADOS: Rhodnius prolixus apresentou nas casas das comunidades um índice de densidade 154,7%, Triatoma dimidiata de 102,45% e T. maculata de 109,25% e Panstrogylus geniculatus de 0,3%, cujo índice de infestação foi de 40,54%, e índice de infecção com T. cruzi de 9,4%. De cinco hemocultivos positivos para T. cruzi, três caracterizam-se como T. cruzi grupo I. O estudo das biópsias revelou poucas características patológicas da identificação do processo de infecção das cepas isoladas a partir de barbeiros domiciliados. CONCLUSÕES: os altos índices de infestação por barbeiros nas casas e o índice de infecção por T. cruzi evidenciam a transmissão ativa da doença de Chagas, situação que merece a aplicação de medidas de controle vetorial e um estudo seroepidemiológico da população sob risco. A caracterização genética das cepas de T. cruzi como grupo I concorda com outros achados para cepas dessa região da Colômbia.

Keywords : População Indígena; Trypanosoma cruzi, isolamento & purificação; Doença de Chagas, prevenção & controle; Triatominae, infestação domiciliar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish