SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Infestation by triatomine bugs in indigenous communities of Valledupar, ColombiaSelf-rated health conditions of the adult population, Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

AZEVEDO, Elaine de. Riscos e controvérsias na construção social do conceito de alimento saudável: o caso da soja. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 781-788. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000400019.

Riscos e controvérsias na construção social do conceito de alimento saudável são discutidos, tendo a soja como objeto de estudo. Estudos dos impactos da soja sobre a saúde e da sojicultura sobre o meio socioambiental foram revisados para analisar as controvérsias científicas da pesquisa na área de soja e saúde humana, bem como seu contexto político e as repercussões socioambientais da sojicultura. Com base na Sociologia do Conhecimento Científico e na Sociologia Ambiental, argumenta-se que a fronteira entre o alimento saudável e o de risco é tênue e vulnerável a diferentes influências construídas reflexivamente. Destaca-se a importância de ampliar o conceito de alimento saudável para o de alimentação saudável, considerando sua dimensão cultural e socioambiental.

Keywords : Alimentos Naturais; Marketing Social; Saúde Ambiental; Feijão de Soja; Alimentos de Soja; Revisão; Riscos; Controvérsias; Alimentação saudável.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese