SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número6Jornadas de trabajo en la enfermería: entre necesidades individuales y condiciones de trabajoFactores asociados a la pérdida funcional en ancianos residentes en el municipio de Maceió, Noreste de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

BRAGA, Sonia Faria Mendes et al. Fatores associados com a qualidade de vida relacionada à saúde de idosos em hemodiálise. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1127-1136. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000600015.

OBJETIVO: Identificar fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes idosos em hemodiálise. MÉTODOS: Estudo transversal com 223 pacientes com idade > 60 anos em hemodiálise nas unidades de diálise do município de Belo Horizonte, MG, em 2008. A qualidade de vida foi avaliada utilizando o Kidney Disease and Quality of Life - Short Form (KDQOL-SF) e o Medical Outcome Survey - Short Form 36 (SF-36). Os três escores do KDQOL-SF medidos foram: componente da doença renal sumarizado (11 subescalas), componente físico sumarizado (quatro subescalas) e componente mental sumarizado (quatro subescalas). RESULTADOS: Foram observadas associações negativas significativas e independentes do componente da doença renal e mental com número de doenças crônicas e tempo de tratamento (ambas). O componente físico foi menor entre os mais velhos, as mulheres, aqueles com maior número de internações e com três ou mais doenças crônicas. CONCLUSÕES: A associação consistente com presença de doenças crônicas mostra a importância do perfil de morbidade para a qualidade de vida dessa população. A identificação dos fatores associados, como aumento da idade, sexo feminino, número de internações e tempo de tratamento, pode favorecer o planejamento adequado das ações de saúde para melhor atender a esse grupo.

Palabras llave : Idoso; Qualidade de Vida; Diálise Renal; Perfil de Impacto da Doença; Falência Renal Crônica; Comorbidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués