SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Abordagem multifatorial do absenteísmo por doença em trabalhadores de enfermagemTeste de Morisky-Green e Brief Medication Questionnaire para avaliar adesão a medicamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

BASTOS, João Luiz; FAERSTEIN, Eduardo; CELESTE, Roger Keller  e  BARROS, Aluisio J D. Discriminação explícita e saúde: desenvolvimento e propriedades psicométricas de um instrumento. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 269-278. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000200009.

OBJETIVO: Desenvolver instrumento para avaliar os efeitos de experiências discriminatórias sobre condições e comportamentos em saúde, capaz de distinguir efeitos patológicos da exposição a tratamentos diferenciais de sua interpretação como eventos discriminatórios. MÉTODOS: Versões sucessivas do instrumento foram elaboradas com base em uma revisão sistemática da literatura sobre escalas de discriminação, grupos focais e apreciação por um painel de sete especialistas. O refinamento do instrumento foi atingido por meio de entrevistas cognitivas e estudo-piloto, de modo que sua versão final foi aplicada em 424 estudantes de graduação no Rio de Janeiro, RJ, em 2010. A estrutura dimensional, dois tipos de confiabilidade e validade de construto foram avaliadas. RESULTADOS: A análise fatorial exploratória corroborou a hipótese de unidimensionalidade do instrumento e sete especialistas indicaram que este apresentava validade de face e conteúdo. A consistência interna foi de 0,8 e a confiabilidade teste-reteste foi maior do que 0,5 para 14 dos 18 itens. O escore foi estatisticamente mais alto em indivíduos socialmente desprivilegiados e associou-se com comportamentos/condições de saúde adversos, especialmente quando tratamentos atribuídos à discriminação foram considerados. CONCLUSÕES: Estes resultados sugerem validade e confiabilidade do instrumento desenvolvido. A escala apresentada permitirá investigar aspectos inovadores das relações entre discriminação e saúde.

Palavras-chave : Preconceito; Relações Interpessoais; Fatores Socioeconômicos; Desigualdades em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês