SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Trends in suicide mortality among Brazilian adults and elderly, 1980 - 2006Intensity and duration of physical efforts in Physical Education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FERNANDEZ-MARTINEZ, Beatriz et al. Estado de saúde percebido em idosos: desigualdades regionais e sociodemográficas na Espanha. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 310-319. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000200013.

OBJETIVO: Analisar as diferenças regionais e sociodemográficas no estado de saúde percebido por adultos mais velhos. MÉTODOS: Realizou-se um inquérito de qualidade de vida mediante entrevista pessoal com amostra representativa da população espanhola de 1.106 pessoas com 60 e mais anos não institucionalizadas, em 2008. Aplicaram-se modelos de regressão logística para explicar a saúde percebida segundo a escala visual analógica do EuroQol Group (EQ-VAS). As variáveis independentes incluíram características sociodemográficas e de saúde, assim como unidades territoriais estatísticas de nível 1 (grupo de comunidades autônomas) e nível 2 (comunidades autônomas). RESULTADOS: Os participantes dos grupos mais jovens e os que tinham uma melhor situação econômica mostraram maior probabilidade de ter uma percepção positiva da sua saúde. A ausência de problemas crônicos de saúde, a independência para realizar atividades da vida diária e menor nível de depressão também se associaram positivamente à saúde percebida como boa. Os idosos que viviam no sul mostraram uma percepção mais negativa da saúde do que as que vivem noutras regiões. CONCLUSÕES: Os resultados indicam uma desigualdade relativa no estado de saúde dos adultos mais velhos de níveis socioeconômicos inferiores e dos habitantes do sul do país. A análise por unidades territoriais estatísticas permite estabelecer comparações entre regiões em nível internacional.

Keywords : Idoso; Nível de Saúde; Qualidade de Vida; Fatores Socioeconômicos; Desigualdades em Saúde; Iniquidade Social; Distribuição Espacial da População; Desenvolvimento Regional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English