SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Trends in suicide mortality among Brazilian adults and elderly, 1980 - 2006Intensity and duration of physical efforts in Physical Education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

FERNANDEZ-MARTINEZ, Beatriz et al. Estado de saúde percebido em idosos: desigualdades regionais e sociodemográficas na Espanha. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.2, pp.310-319. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000200013.

OBJETIVO: Analisar as diferenças regionais e sociodemográficas no estado de saúde percebido por adultos mais velhos. MÉTODOS: Realizou-se um inquérito de qualidade de vida mediante entrevista pessoal com amostra representativa da população espanhola de 1.106 pessoas com 60 e mais anos não institucionalizadas, em 2008. Aplicaram-se modelos de regressão logística para explicar a saúde percebida segundo a escala visual analógica do EuroQol Group (EQ-VAS). As variáveis independentes incluíram características sociodemográficas e de saúde, assim como unidades territoriais estatísticas de nível 1 (grupo de comunidades autônomas) e nível 2 (comunidades autônomas). RESULTADOS: Os participantes dos grupos mais jovens e os que tinham uma melhor situação econômica mostraram maior probabilidade de ter uma percepção positiva da sua saúde. A ausência de problemas crônicos de saúde, a independência para realizar atividades da vida diária e menor nível de depressão também se associaram positivamente à saúde percebida como boa. Os idosos que viviam no sul mostraram uma percepção mais negativa da saúde do que as que vivem noutras regiões. CONCLUSÕES: Os resultados indicam uma desigualdade relativa no estado de saúde dos adultos mais velhos de níveis socioeconômicos inferiores e dos habitantes do sul do país. A análise por unidades territoriais estatísticas permite estabelecer comparações entre regiões em nível internacional.

Keywords : Idoso; Nível de Saúde; Qualidade de Vida; Fatores Socioeconômicos; Desigualdades em Saúde; Iniquidade Social; Distribuição Espacial da População; Desenvolvimento Regional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License