SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1O complexo econômico-industrial da saúde e a dimensão social e econômica do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

GADELHA, Carlos Augusto Grabois  e  COSTA, Laís Silveira. Saúde e desenvolvimento no Brasil: avanços e desafios. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.13-20.  Epub 18-Dez-2012. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012005000062.

A sustentabilidade estrutural do sistema de saúde brasileiro remete ao padrão de desenvolvimento do País em função de como este se expressa e reproduz na saúde de sua população. Isso decorre não somente de sua dimensão social como também da econômica, uma vez que responde por parcela significativa do produto interno bruto e da criação de empregos, e exerce relevante impacto na geração de inovação e competitividade nacional. O governo federal tem institucionalizado o papel da saúde na agenda de desenvolvimento nacional devido a seu caráter estratégico. A despeito disso, a fragilidade de sua base produtiva continua configurando importante vulnerabilidade para o Sistema Nacional de Saúde e para uma inserção competitiva em ambiente globalizado, sinalizando que a efetivação virtuosa da relação entre saúde e desenvolvimento envolve uma ruptura de paradigmas cognitivos e políticos que separam, de forma estanque, a ordem econômica da social.

Palavras-chave : Desenvolvimento Econômico, tendências; Desenvolvimento Tecnológico, políticas; Sistema Único de Saúde, economia; Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Política de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons