SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1Saúde e desenvolvimento no Brasil: avanços e desafiosA dinâmica inovativa do subsistema de base mecânica, eletrônica e de materiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

GADELHA, Carlos Augusto Grabois; COSTA, Laís Silveira  e  MALDONADO, José. O complexo econômico-industrial da saúde e a dimensão social e econômica do desenvolvimento. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.21-28.  Epub 18-Dez-2012. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000065.

O papel estratégico da saúde na agenda de desenvolvimento nacional tem sido crescentemente reconhecido e institucionalizado. Além de sua importância como elemento estruturante do Estado de Bem-Estar Social, a saúde é protagonista na geração de inovação - elemento essencial para a competitividade na sociedade do conhecimento. Contudo, a base produtiva da saúde ainda é frágil, o que prejudica tanto a prestação universal de serviços em saúde quanto uma inserção competitiva nacional em ambiente globalizado. Essa situação sugere a necessidade de uma análise mais sistemática das complexas relações entre os interesses produtivos, tecnológicos e sociais no âmbito da saúde. Consequentemente, é necessário aprofundar o conhecimento sobre o Complexo Econômico-Industrial da Saúde devido ao seu potencial de contribuir para um modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo. Isso significa reverter a hierarquia entre os interesses econômicos e os sociais no campo sanitário, e assim minimizar a vulnerabilidade da política de saúde brasileira.

Palavras-chave : Desenvolvimento Tecnológico, políticas; Setor de Assistência à Saúde, economia; Gestão de Ciência,Tecnologia e Inovação em Saúde; Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons