SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1O complexo econômico-industrial da saúde e a dimensão social e econômica do desenvolvimentoInovação na indústria química e biotecnológica em saúde: em busca de uma agenda virtuosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MALDONADO, José; GADELHA, Carlos Augusto Grabois; COSTA, Laís Silveira  e  VARGAS, Marco. A dinâmica inovativa do subsistema de base mecânica, eletrônica e de materiais. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.29-36. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000700005.

O subsistema de base mecânica, eletrônica e de materiais, um dos subsistemas do complexo produtivo da saúde, reúne diferentes atividades, usualmente agregadas na designada indústria de equipamentos e materiais médico-hospitalares e odontológicos, uma área estratégica para a saúde por representar uma fonte contínua de mudanças nas práticas assistenciais. Além de exercer influência na prestação de serviços de saúde, possui potencial de promover o adensamento do sistema nacional de inovação e de ampliar a competitividade da indústria como um todo, dado que articula tecnologias portadoras de futuro. Apesar do crescimento significativo dessa indústria no Brasil nos últimos anos, esses equipamentos e materiais têm apresentado um crescente déficit na balança comercial. Essa incompatibilidade entre as necessidades nacionais de saúde e a base produtiva e inovativa da indústria aponta fragilidades estruturais do subsistema. Utilizando o arcabouço da economia política, o objetivo do artigo foi discutir o desenvolvimento dessa indústria no Brasil e seus desafios.

Palavras-chave : Equipamentos e Provisões Hospitalares, economia; Equipamentos Odontológicos, economia; Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Tecnológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons