SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1Competências científico- tecnológicas e cooperação universidade-empresa na saúdeA perspectiva territorial da inovação em saúde: a necessidade de um novo enfoque índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MARTINS, Wagner de Jesus; ARTMANN, Elizabeth  e  RIVERA, Francisco Javier Uribe. Gestão comunicativa para redes cooperativas de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.51-58.  Epub 11-Dez-2012. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000057.

O objetivo do artigo foi propor um modelo de gestão comunicativa de redes para o Sistema de Inovação em Saúde. Para isso discute-se o complexo produtivo da saúde em sua relação com o desenvolvimento e apresentam-se algumas sugestões para o formato mais operacional da proposta. Utilizaram-se teóricos da linguagem, especialmente Habermas, e exemplos de outros países. Enfoques comunicativos e de negociação de compromissos, que ajudam a criar formas de coordenação e consensos fundamentados na argumentação crítica, poderiam contribuir para a consolidação de redes democráticas.

Palavras-chave : Comunicação em Saúde; Setor de Assistência à Saúde, organização & administração; Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons