SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1Gestão comunicativa para redes cooperativas de ciência, tecnologia e inovação em saúdeO papel dos hospitais na dinâmica de inovação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

COSTA, Laís Silveira; GADELHA, Carlos Augusto Grabois  e  MALDONADO, José. A perspectiva territorial da inovação em saúde: a necessidade de um novo enfoque. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.59-67.  Epub 18-Dez-2012. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000066.

A inovação ganha um campo de estudo privilegiado na saúde, dado que esta é responsável por parcela importante do investimento nacional em pesquisa e desenvolvimento e possui uma base industrial e de serviços que articula tecnologias portadoras de futuro. Assim, estreita-se o relacionamento entre saúde e desenvolvimento também em função do protagonismo da saúde na geração de inovação. A despeito disso, persiste a fragilidade da base produtiva da saúde, prejudicando tanto a prestação universal de serviços em saúde quanto uma inserção competitiva internacional. Este artigo, que utiliza o arcabouço teórico da Economia Política e dos sistemas de inovação, teve como objetivo identificar variáveis em espaços subnacionais que influenciam a dinâmica de geração de inovação em saúde, a partir de uma abordagem teórica que considera que a inovação é um processo contextualizado e social. Parte do pressuposto de que a fragilidade da base produtiva em saúde persistirá se novas variáveis envolvidas na dinâmica de inovação não forem consideradas.

Palavras-chave : Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Tecnológico; Desenvolvimento Econômico; Assistência à Saúde, economia; Desenvolvimento Regional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons