SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1O papel dos hospitais na dinâmica de inovação em saúdeAvanços e desafios da política nacional de gestão de tecnologias em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

COSTA, Laís Silveira et al. A dinâmica inovativa para a reestruturação dos serviços de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.76-82. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000700011.

Desafios postos pelas mudanças demográficas e epidemiológicas e pela necessidade de redução dos custos têm exigido a reestruturação dos serviços de saúde. Nesse processo, as inovações em saúde aparecem como importantes protagonistas, uma vez que as tecnologias podem desempenhar papel fundamental tanto no que tange à expansão do acesso quanto à adequação do sistema às necessidades da população. Entretanto, a geração de inovação em saúde não se pauta exclusivamente por demandas e condicionantes sanitários; ao contrário, frequentemente reflete uma trajetória de desenvolvimento e pode ser cativa de interesses de grupos restritos da sociedade. Essas questões precisam ser consideradas tanto na análise da complexidade das dimensões da saúde quanto na investigação da potencialidade e dos desafios para o estabelecimento de uma dinâmica inovativa virtuosa para a reestruturação dos serviços em saúde.

Palavras-chave : Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, organização & administração; Serviços Técnicos Hospitalares; Política de Inovação e Desenvolvimento; Equidade em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons