SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Aerosols from biomass burning and respiratory diseases in children, Manaus, Northern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BARRETO, Mauricio Lima et al. Diferenças entre as medidas do índice-h geradas em distintas fontes bibliográficas e engenho de busca. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.231-238. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013000100008.

MÉTODOS:

Comparou-se a produção científica de pesquisadores brasileiros bolsistas 1-A do CNPq, das áreas da saúde coletiva, imunologia e medicina. Os índices-h de cada pesquisador foram estimados com base no Web of Science , Scopus e Google Acadêmico. Foram estimadas as medianas dos índices-h para os grupos de pesquisadores em cada área, e para comparar as diferenças foram usados, de acordo com cada fonte, o teste não paramétrico de Kruskal- Wallis e as comparações múltiplas de Behrens-Fisher.

RESULTADOS:

A área da imunologia apresentou mediana dos índices-h mais alta que os da Saúde Coletiva e da Medicina quando se utiliza a base Web of Science . Porém, essa diferença desapareceu quando a comparação foi feita utilizando a base Scopus ou o Google Acadêmico.

CONCLUSÕES:

A emergência do Google Acadêmico traz a um novo patamar as discussões sobre a medida do impacto bibliométrico das publicações cientificas. Áreas com fortes componentes profissionais, em que o conhecimento produzido é e deve ser publicado também na língua nativa, vis-a-vis sua difusão para a comunidade internacional, têm padrão de publicações e citações científicas diferente de áreas exclusivas ou predominantemente acadêmicas e mais bem captado pelo Google Acadêmico.

OBJETIVO:

Analisar a utilização do índice-h como medida do impacto bibliográfico da produção científica de pesquisadores brasileiros.

Keywords : Saúde Pública; Indicadores de Produção Científica; Indicadores Bibliométricos; Bases de Dados Bibliográficas; Bibliometria.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )