SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Vitamin A deficiency and associated factors in children in urban areasPrevalence of falls among frail elderly adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FERREIRA, Jovino Oliveira; JARDIM, Paulo Cesar Brandao Veiga  and  PEIXOTO, Maria do Rosario Gondim. Avaliação de projeto de promoção da saúde para adolescentes. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.257-265. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004120.

OBJETIVO:

Avaliar programa de promoção de atividade física e de escolhas alimentares entre adolescentes.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado com 911 adolescentes de 13 a 18 anos de idade, de escolas públicas de Goiânia, GO, em 2010. Os participantes foram divididos em dois grupos: intervenção (escolas participantes do Projeto Viver Saudável) e controle. Foram considerados como atividade física: deslocamento, aulas de educação física na escola, atividade física fora da escola e no lazer. Foram definidos como ativos aqueles que acumularam 300 ou mais minutos por semana. Quanto às escolhas alimentares, foi classificado como adequado o consumo de alimentos protetores em cinco ou mais dias da semana. Foram realizadas análises estatísticas com teste de Qui-quadrado de Pearson.

RESULTADOS:

A maioria dos adolescentes foi identificada como inativos ou insuficientemente ativos, com 65,7% no grupo intervenção e 65,2% no grupo controle, sem diferenças significativas entre os grupos e com prevalência maior entre o sexo feminino. Pouco mais da metade dos adolescentes consumiam alimentos protetores da saúde em cinco ou mais dias da semana, sendo 56,6% e 50,4%, respectivamente, nos grupos intervenção e controle (p = 0,373).

CONCLUSÕES:

A ausência de diferenças quanto a escolhas alimentares e prática de atividade física entre os grupos intervenção e controle indica que o projeto Viver Saudável precisa ser reavaliado visando melhorar a efetividade no cumprimento dos seus objetivos.

Keywords : Adolescente; Atividade Motora; Estilo de Vida Sedentário; Comportamento Alimentar; Comportamento do Adolescente; Promoção da Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )