SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Telephone survey: post-stratification adjustments to compensate non-coverage bias in city of Rio Branco, Northern BrazilHuman risk assessment of benzene after a gasoline station fuel leak author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SBARDELLOTO, Gabriela et al. Adaptação e validação de conteúdo da versão brasileira do Posttraumatic Cognitions Inventory. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.326-334. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003474.

OBJETIVO:

Realizar a tradução, adaptação e validação de conteúdo da versão brasileira do Posttraumatic Cognitions Inventory .

MÉTODOS:

O processo de tradução e adaptação das instruções iniciais e dos itens do PTCI envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retradução; (3) correção e adaptação semântica; (4) validação do conteúdo por profissionais da área (juízes); e (5) teste da versão final, por meio de uma escala verbal-numérica. Como indicadores de desempenho para a compreensão, foram computados os escores de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão) para cada item na etapa 5. Definiu-se escore médio ≥ 3 para compreensão satisfatória.

RESULTADOS:

As 36 questões e as instruções iniciais foram traduzidas e adaptadas para compor a versão brasileira do Posttraumatic Cognitions Inventory . Quarenta e cinco adultos responderam aos itens do Posttraumatic Cognitions Inventory na etapa teste da versão final, mostrando compreensão adequada do instrumento na escala verbal-numérica (M = 4,13; dp = 0,11).

CONCLUSÕES:

O Posttraumatic Cognitions Inventory é um instrumento de fácil compreensão e semanticamente válido. Estudos posteriores são necessários para a verificação e adequação da avaliação de suas propriedades psicométricas na população brasileira.

Keywords : Cognição, classificação; Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos, classificação; Traduções; Questionários; Estudos de Validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )