SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Adaptation and content validation of the Brazilian version of the Posttraumatic Cognitions InventoryParticulate matter originating from biomass burning and respiratory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SANTOS, Miriam dos Anjos; TAVORA, Bruno Esteves; KOIDE, Sergio  and  CALDAS, Eloisa Dutra. Avaliação de risco humano a benzeno após vazamento de combustível em posto de gasolina. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.335-344. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004381.

OBJETIVO:

Avaliar os riscos à saúde da exposição ao benzeno de comunidade afetada por acidente de vazamento de combustível.

MÉTODOS:

Dados de acidente de vazamento de combustível ocorrido em Brasília, DF, em 2002, foram obtidos dos relatórios produzidos pelo distribuidor de combustível e submetidos a autoridade ambiental. Informação sobre a população afetada foi obtida em grupos focais com oito participantes. Foram estimados o tempo de exposição e concentração de benzeno na água usando modelo de fluxo subterrâneo acoplado a outro de transporte. A avaliação de risco foi conduzida de acordo com a metodologia da Agência de Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças ( Agency for Toxic Substances and Disease Registry ).

RESULTADOS:

Alta percepção de risco à saúde relacionada ao acidente foi observada na população afetada (22 indivíduos), provavelmente devido à falta de assistência e à comunicação de risco deficiente do governo e agente poluidor. A comunidade esteve exposta a níveis inseguros de benzeno na água (> 5 µg/L) a partir de dezembro de 2001, cinco meses antes de ser reportado o vazamento. A concentração média de benzeno na água consumida (72,2 µg/L) foi maior que aquela estimada pelo distribuidor usando a metodologia Ação Corretiva Baseada em Risco ( Risk Based Corrective Action ) (17,2 µg/L). A ingestão estimada de benzeno pelo consumo de água e frutas alcançou 0,0091 µg/kg pc/dia (risco de 5 x 10-7 câncer per 106 indivíduos). O nível de benzeno no vapor d´água durante o banho atingiu 7,5 µg/m3 para crianças (risco de câncer de até 1 per 104). O risco carcinogênico total foi de 110 a 200 per 106 indivíduos.

CONCLUSÕES:

A população afetada pelo vazamento de combustível esteve exposta a concentração de benzeno que pode ter representado risco à saúde. Autoridades governamentais necessitam desenvolver estratégias mais efetivas para rapidamente responder a esses acidentes e proteger a saúde da população afetada e do meio ambiente.

Keywords : Benzeno, toxicidade; Gasolina, efeitos adversos; Vazamento de Resíduos Químicos; Acidentes Químicos; Exposição Ambiental; Poluição da Água; Medição de Risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )