SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Anthropological view of the decentralization of the Mexican health systemAccess to pediatric cancer care in Brazil: mapping origin-destination flows author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GALVANESE, Ana Tereza Costa; NASCIMENTO, Andreia de Fatima  and  DOLIVEIRA, Ana Flavia Pires Lucas. Arte, cultura e cuidado nos centros de atenção psicossocial. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.360-367. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003487.

OBJETIVO:

Analisar o processo de cuidado desenvolvido por meio de arte e cultura em centros de atenção psicossocial.

MÉTODOS:

Estudo integrado à pesquisa de avaliação dos centros de atenção psicossocial, em São Paulo, SP. Foram analisados os relatos da observação de tipo etnográfico de 126 atividades grupais de arte e cultura realizadas em 21 desses centros, entre 2007 e 2008. A análise incluiu depoimentos de coordenadores sobre os objetivos das atividades observadas. Baseado em referenciais teóricos da atenção psicossocial, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para investigar relações entre meios terapêuticos (enquadres, atividades e vínculos) e objetivos das atividades.

RESULTADOS:

Três tendências de cuidado foram identificadas: (1) estritamente clínica, predominante e marcada por atividades realizadas dentro dos centros com foco em competências pessoais e interações grupais; (2) psicossocial, que incluiu atividades no território, ampliação dos repertórios culturais e da circulação social; e (3) residual, minoritária e sem ganhos psicossociais.

CONCLUSÕES:

A realização de atividades de arte e cultura que produzam cuidado na perspectiva da reabilitação psicossocial depende do acesso dos profissionais a bens culturais e a processos criativos, do reconhecimento dessas atividades como trabalho integrado a toda a equipe e da consideração de todos os atores envolvidos como produtores de fatos de cultura.

Keywords : Serviços Comunitários de Saúde Mental, métodos; Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde); Competência Cultural; Educação Baseada em Competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )