SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Professional and community satisfaction with the Brazilian family health strategyMoral dilemmas and health practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VAN-LUME, Daniele Silva de Moraes et al. Associação entre esquistossomose mansônica e hepatite C: revisão sistemática. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.414-424. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-910.2013047004247.

OBJETIVO:

Realizar revisão sistemática sobre a prevalência da confecção do vírus da hepatite C e Schistosoma mansoni e os fatores de risco associados a indivíduos com esquistossomose.

MÉTODOS:

Revisão realizada nas bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Biblioteca Cochrane e Ibecs. Os critérios de seleção e a obtenção dos dados foram baseados em métodos de revisão sistemática. Foram encontradas 45 referências relevantes, das quais nove foram excluídas na primeira triagem, 14 na leitura dos resumos e nove na leitura completa. Treze artigos foram selecionados para análise.

RESULTADOS:

A prevalência da associação entre vírus da hepatite C e Schistosoma mansoni variou de 1% na Etiópia a 50% no Egito. Alguns estudos apresentam metodologias pouco definidas, mesmo em áreas caracterizadas pela associação entre vírus da hepatite C e S. mansoni , como Brasil e Egito, o que não permitiu conclusões consistentes. As taxas de infecção pelo VHC em populações esquistossomáticas foram heterogêneas e os fatores de risco para adquirir o vírus foram variáveis.

CONCLUSÕES:

Apesar das limitações, esta análise pode ajudar a identificar regiões com maiores taxas dessa associação. Outros estudos serão necessários para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção e controle dessas doenças.

Keywords : Comorbidade; Hepatite C, epidemiologia; Esquistossomose, epidemiologia; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )