SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Association between Schistosomiasis mansoni and hepatitis C: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GUIMARAES, Reinaldo. Dilemas morais e práticas de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.425-429. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004621.

Discute-se a emergência de dilemas morais nas práticas de saúde, tendo em vista a acelerada transição demográfica nos países em desenvolvimento e os crescentes custos dos sistemas públicos de saúde. São focalizadas duas dimensões do cuidado à saúde que têm ocupado um lugar importante na geração desses dilemas: a tensão entre as estratégias comerciais que contornam o mercado de produtos de saúde e a expansão do acesso a esses produtos, por um lado, e o aumento da importância das tecnociências nas práticas de cuidado à saúde, por outro. Em conclusão, é discutida a importância da arbitragem política, social e jurídica na codificação ética desses dilemas e o papel do Estado Democrático de Direito nessa arbitragem.

Keywords : Conflito (Psicologia); Moral; Temas Bioéticos; Prática de Saúde Pública; Tecnologia Biomédica, ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )