SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Study of the work and of working in Family Health Care Support CenterModern epidemiology and its discontents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ENTRINGER, Aline Piovezan; PINTO, Márcia Teixeira; MAGLUTA, Cynthia  and  GOMES, Maria Auxiliadora de Sousa Mendes. Impacto orçamentário da utilização do Método Canguru no cuidado neonatal. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.976-983. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004569.

OBJETIVO

Estimar o impacto orçamentário da utilização do Método Canguru na rede municipal de saúde.

MÉTODOS

Um modelo de decisão analítico foi desenvolvido para simular os custos do Método Canguru e Unidade Intermediária Neonatal no Rio de Janeiro, RJ, em 2011. A população de referência foi constituída pelos recém-nascidos estáveis clinicamente, que podem receber assistência nas duas modalidades de cuidado. O impacto orçamentário foi estimado para uma coorte hipotética de 1.000 recém-nascidos elegíveis em um ano. A proporção de recém-nascidos elegíveis que recebem assistência nas duas modalidades foi obtida por coleta de dados nas maternidades incluídas no estudo. As probabilidades dos eventos e o consumo de recursos de saúde, no período da assistência, foram incorporados ao modelo. Cenários foram desenvolvidos para refletir a adoção do método Canguru em maior ou menor escala.

RESULTADOS

A utilização do Método Canguru significou redução de gastos equivalente a 16% em um ano, se todos os recém-nascidos elegíveis fossem assistidos por esse método.

CONCLUSÕES

A opção Método Canguru é de menor custo comparado com a da Unidade Intermediária Neonatal. A análise de impacto orçamentário da utilização desse método no Sistema Único de Saúde indicou economia importante para o período de um ano.

Keywords : Recém-Nascido; Método Mãe-Canguru, economia; Humanização da Assistência; Saúde Materno-Infantil; Custos de Cuidados de Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )