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Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MALLARINO, Christina et al. Publicidade de bebidas e alimentos ultra-processados: crianças como população vulnerável. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.1006-1010. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004319.

A rápida transição nutricional na América Latina tem como resultado o aumento pronunciado de sobrepeso e obesidade nas crianças. Evidência recente mostra que a publicidade de comidas e bebidas tem grande influência nas preferências alimentares das crianças. Essa população torna-se alvo da indústria de alimentos ultraprocessados e bebidas, produtos comercializados agressivamente. Nos países da América Latina, só existem regulamentos ineficientes para a publicidade de bebidas e alimentos ultraprocessados, e o discurso de auto-regulação prevalece sobre os regulamentos legais. Este comentário explora o papel importante da publicidade no desenvolvimento de padrões de dietas não saudáveis e na obesidade das crianças na América Latina, bem como a necessidade de ação governamental e participação social na resolução desse problema de saúde pública.

Keywords : Criança; Publicidade de Alimentos; Alimentos Industrializados; Indústria de Processamento de Alimentos; Transição Nutricional.

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