SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número6Eventos adversos a medicamentos em hospital terciário: estudo piloto com rastreadoresAdvertências gráficas nos maços de cigarro e o impacto entre mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MOURAO, Ana Raquel de Carvalho; NOVAIS, Francini Vilela; ANDREONI, Solange  e  RAMOS, Luiz Roberto. Atividade física de idosos relacionada ao transporte e lazer, Maceió, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.6, pp.1112-1122. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004904.

OBJETIVO

: Analisar o nível de atividade física de idosos nos domínios do transporte e lazer e fatores associados.

MÉTODOS

: Estudo transversal com amostra populacional de 319 idosos em Maceió, AL, em 2009. O nível de atividade física relacionada ao transporte e ao lazer foi mensurado com aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física, versão longa. As variáveis analisadas foram: idade, escolaridade, sexo, renda per capita e saúde percebida. Foram utilizadas análise descritiva e de regressão múltipla da razão de prevalência e teste de Fisher.

RESULTADOS

: Foram classificados insuficientemente ativos no transporte 87,5%, significativamente maior entre idosos com idades mais avançadas, com maior escolaridade e que se consideram insatisfeitos com a saúde física comparada. A prevalência dos idosos insuficientemente ativos no lazer foi de 76,2%, mais frequente nas mulheres, nos homens com idade avançada, nos idosos com menor renda per capita, nos que relataram estarem insatisfeitos com a saúde física comparada e a autopercepção da saúde mental.

CONCLUSÕES

: A prevalência de insuficientemente ativos foi elevada nos domínios transporte e lazer. Os fatores idade, sexo e renda devem ser considerados particularmente no lazer, a fim de garantir equidade no desenvolvimento de políticas de promoção da saúde e atividade física nessa população.

Palavras-chave : Idoso; Atividade Motora; Atividades de Lazer; Estilo de Vida Sedentário; Estudos Transversais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )