SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Características contextuais de vizinhança e atividade física de lazer: Estudo Pró-SaúdePrevalência e fatores associados aos comportamentos sedentários em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

COLPANI, Verônica et al. Atividade física de mulheres no climatério: comparação entre auto-relato e pedômetro. Rev. Saúde Pública [online]. 2014, vol.48, n.2, pp.258-265. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004765.

OBJETIVO

Comparar dois métodos de avaliação de atividade física entre mulheres na pré, transição e pós-menopausa.

MÉTODOS

Estudo transversal aninhado à coorte de mulheres na pré, peri e pós-menopausa em uma cidade do sul do Brasil. As participantes responderam a um questionário com dados sociodemográficos e clínicos. A atividade física foi avaliada utilizando-se o Questionário Internacional de Atividade Física – versão curta e a contagem do número de passos com o uso de pedômetro. As participantes foram classificadas em estratos de atividade física de acordo com o instrumento utilizado. Para análise estatística foram realizados os testes de correlação de Spearman, índice de Kappa, coeficiente de concordância e análise das medidas contínuas de Bland-Altman.

RESULTADOS

A concordância (k = 0,110; p = 0,007) e a correlação (rho = 0,136; p = 0,02) entre o Questionário Internacional de Atividade Física – versão curta e o pedômetro foram fracas. No gráfico de Bland-Altman, observou-se que as diferenças se afastam do valor zero tanto quanto a atividade física é mínima ou mais intensa. Comparando-se os dois métodos, a frequência de mulheres inativas é maior quando avaliadas pelo pedômetro do que pelo Questionário Internacional de Atividade Física. O oposto ocorre entre as ativas.

CONCLUSÕES

A concordância entre os métodos foi fraca. Embora de fácil aplicação, o Questionário Internacional de Atividade Física superestima a atividade física em relação à avaliação por pedômetro.

Palavras-chave : Climatério; Atividade Motora; Caminhada; Questionários, utilização; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )