SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue5Hospitalization of older adults due to ambulatory care sensitive conditionsPrevalence of health promotion programs in primary health care units in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SARTOR, Vanessa de Bona  and  FREITAS, Sergio Fernando Torres de. Modelo para avaliação do serviço de dispensação de medicamentos na atenção básica à saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2014, vol.48, n.5, pp.827-836. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048005135.

OBJETIVO

Elaborar modelo para avaliação da eficácia do serviço de dispensação de medicamentos na atenção básica à saúde..

MÉTODOS

Foi adotado critério de eficácia para verificar o grau em que são alcançados os objetivos do serviço. O modelo de avaliação foi elaborado com base na literatura sobre o tema e na discussão com especialistas. O teste de aplicabilidade do modelo foi realizado em Florianópolis, SC, em 2010, em 15 unidades de saúde, com observação direta em formulário próprio para coleta de dados..

RESULTADOS

O modelo apresentou-se adequado para avaliação da eficácia do serviço, elaborado com cinco dimensões de análise, permitindo identificar os pontos críticos de cada uma das dimensões do serviço..

CONCLUSÕES

Adaptações à técnica de coleta de dados poderão ser necessárias para a realidade e necessidade de cada situação. A qualificação da dispensação deve propiciar o acesso qualificado aos medicamentos disponibilizados pela rede pública.

Keywords : Preparações Farmacêuticas, provisão & distribuição; Boas Práticas de Dispensação; Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )