SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Factors associated with exclusive breastfeeding in the first six months of life in Brazil: a systematic reviewAdvances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910versión On-line ISSN 1518-8787

Resumen

SARTORI, Ana Marli Christovam et al. Métodos e desafios da avaliação do impacto na saúde de programas de vacinação na América Latina. Rev. Saúde Pública [online]. 2015, vol.49, 90.  Epub 31-Dic-2015. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049006058.

OBJETIVO

Descrever métodos e desafios enfrentados na avaliação do impacto de programas de vacinação, com foco nas vacinas pneumocócica conjugada e de rotavírus nos países da América Latina e Caribe.

MÉTODOS

Para esta revisão narrativa, foi realizada busca nas bases de dados Medline e Lilacs, usando os termos "rotavirus", "pneumococcal", "conjugate vaccine", "vaccination", "program", e "impact". A busca foi estendida à literatura cinza no Google Acadêmico. Não houve limitação por ano de publicação. Foram incluídos estudos originais de avaliação do impacto dos programas de vacinação de pneumococo e rotavírus na América Latina e Caribe, publicados em inglês, espanhol ou português.

RESULTADOS

Foram identificados 207 artigos. Após remover duplicatas e avaliar elegibilidade, 33 estudos foram revisados, 25 sobre programas de vacinação de rotavírus e oito de pneumococo. Estudos ecológicos, com análise de série temporal ou comparação de períodos antes e após a vacinação, foram mais frequentes. As principais fontes de dados foram: sistemas de informação em saúde; sistemas de vigilância de base populacional, sentinela ou laboratorial; relatórios estatísticos; e prontuários médicos de um ou poucos serviços de saúde. Poucos estudos utilizaram dados primários. Hospitalizações e mortes foram os principais desfechos avaliados.

CONCLUSÕES

Nos últimos anos, número significativo de avaliações do impacto dos programas de vacinação de pneumococo e rotavírus foram realizados nos países da América Latina e Caribe. Esses estudos foram conduzidos poucos anos após a implementação dos programas, preenchem os requisitos metodológicos básicos e sugerem impacto positivo dos programas. Futuras avaliações devem considerar questões metodológicas e desafios que surgiram nesses primeiros estudos conduzidos na região.

Palabras clave : Avaliação do Impacto na Saúde; Programas de Imunização; Vacinação em Massa, organização & administração; Vacinas contra Rotavirus; Vacinas Pneumocócicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )