SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Queimadas e saúde: relação entre faltas escolares e incidência das queimadas da cana-de-açúcarThe importance to update the guidelines for the use of genetic testing in noncancer patients in Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho; CARVALHO, Regina Ribeiro Parizi  e  LOUVISON, Marília Cristina Prado. Crise econômica e contrarreforma dos sistemas universais de saúde: caso espanhol. Rev. Saúde Pública [online]. 2015, vol.49, 34. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005469.

A crise econômica que afeta a Europa neste século XXI tem modificado os sistemas de proteção social dos países que adotaram, no século XX, o modelo de sistema de saúde universalista, como a Espanha. Esta comunicação apresenta algumas transformações recentes, causadas por mudanças na legislação espanhola. Estas se deram no acesso às prestações de saúde, principalmente com relação ao atendimento a estrangeiros, no aporte financeiro dos usuários às prestações sanitárias e na assistência farmacêutica. Verifica-se que em situações de crise há tendências de reforma no sentido de restringir direitos, aprofundando desigualdades sociais.

Palavras-chave : Sistemas de Saúde, economia; Espanha; Reforma dos Serviços de Saúde; União Europeia, economia; Equidade em Saúde; Política de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )