Acessibilidade / Reportar erro

Exposição a fatores de risco psicossocial em contexto de trabalho: revisão sistemática* * Foi mantida a grafia original do artigo em português de Portugal.

RESUMO

OBJECTIVO

Analisar a literatura científica acerca dos efeitos da exposição a fatores de risco psicossocial em contextos de trabalho.

MÉTODOS

Realizou-se revisão sistemática usando os termos “psychosocial factors” AND “COPSOQ” nas bases de dados PubMed, Medline e Scopus. Foi analisado o período entre 1o de janeiro de 2004 e 30 de junho de 2012. Foram incluídos artigos que utilizaram o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ) como instrumento de medida dos fatores psicossociais e a apresentação de resultados quantitativos ou qualitativos. Foram excluídos artigos em alemão, estudos psicométricos ou estudos que não analisavam fatores individuais ou do trabalho.

RESULTADOS

Foram incluídos 22 artigos na análise. Fatores individuais como género, idade e estatuto socioeconómico foram analisados a par com fatores relacionados com o trabalho como exigências laborais, organização do trabalho e conteúdo, relações sociais e liderança, interface trabalho-indivíduo, valores no local de trabalho, justiça e respeito, personalidade, saúde e bem-estar, comportamentos ofensivos. Foi analisado o tipo de amostra e os designs experimentais aplicados. Existem públicos mais vulneráveis como os jovens e os migrantes. O ambiente psicossocial de trabalho deteriorado associa-se a indicadores de saúde física e saúde mental débeis. É também fator de risco para o desenvolvimento de quadros clínicos de gravidade moderada a severa, predizendo absentismo ou intenção de deixar o trabalho.

CONCLUSÕES

A literatura fundamenta o contributo da exposição a fatores de risco psicossocial em ambientes de trabalho e o seu impacto na saúde mental e no bem-estar dos trabalhadores. Permite que o desenho de intervenções práticas em contexto de trabalho tenha como base evidências científicas. Faltam investigações em populações específicas como a indústria e estudos com delineamentos mais robustos.

Impacto Psicossocial; Riscos Ocupacionais; Ambiente de Trabalho; Autonomia Profissional; Satisfação no Emprego; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br