SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Mortality in traffic accidents with older adults in ColombiaTuberculosis control program in the municipal context: performance evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

VIEIRA, Elisabeth Meloni; BOUSQUAT, Aylene; BARROS, Claudia Renata dos Santos  and  ALVES, Maria Cecilia Goi Porto. Gravidez na adolescência e transição para a vida adulta em jovens usuárias do SUS. Rev. Saúde Pública [online]. 2017, vol.51, 25.  Epub Mar 30, 2017. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006528.

OBJETIVO

Contextualizar a gestação em adolescentes a partir de marcos associados ao processo de transição da juventude para a vida adulta.

MÉTODOS

Estudo transversal realizado com 200 adolescentes usuárias do Sistema Único de Saúde. O tamanho da amostra para a estimação de proporções foi calculado considerando uma proporção populacional de 0,50, e nível de confiança de 95%. As variáveis dependentes – gestação planejada, morar com o parceiro e ter saído da casa dos pais – foram consideradas marcadores da transição da dependência para a independência, da juventude para a vida adulta. Na análise dos fatores associados, utilizou-se o modelo de Poisson com variância robusta.

RESULTADOS

A idade média foi 17,3 anos, a maioria coabitava com o companheiro; aproximadamente metade engravidou do primeiro parceiro e a idade média da primeira relação sexual foi 14,6 anos. Apenas 19% das jovens estudavam e o abandono escolar foi, na maior parte, anterior ao início da gestação. Nas análises bivariadas e na análise múltipla, observou-se que relacionar-se com o parceiro há mais de dois anos se associou às três variáveis dependentes.

CONCLUSÕES

O caminho de transição para a vida adulta foi o estabelecimento de um vínculo com um parceiro e consequente maternidade, sugerindo padrão claro de tutela masculina. A mudança do papel da mulher na sociedade observada nos últimas décadas, que implica optar por uma carreira profissional, definir número de filhos e escolher o(s) parceiro(s),não chegou a parcela dessas jovens.

Keywords : Gravidez na Adolescência; Adulto Jovem; Gênero e Saúde; Apoio Social.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )