SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Evolution of hepatitis B serological markers in HIV coinfected patients: a case studyFoco e cobertura do Programa Bolsa Família na coorte de nascimentos de Pelotas, 2004 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

HORTA, Rogério Lessa et al. Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2017, vol.51, 27.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006709.

OBJETIVO

Avaliar os ambientes escolares aos quais estão expostos estudantes do nono ano no Brasil e nas cinco regiões do país segundo diretrizes de promoção da saúde.

MÉTODOS

Estudo transversal, de 2012, com amostra representativa do Brasil e suas macrorregiões. Escolares do nono ano e gestores de escolas públicas e privadas foram entrevistados. Foi proposto o Escore de Promoção de Saúde no Ambiente Escolar (EPSAE) e foi estimada a distribuição dos escolares segundo esse escore e segundo odds ratio (OR) brutas e ajustadas, por regressão ordinal, para exposição dos escolares a escolas com escores mais elevados, segundo as variáveis independentes.

RESULTADOS

Um escolar tem mais probabilidade de frequentar escola com EPSAE elevado na região Sul (OR = 2,80; IC95% 2,67–2,93) se a escola for privada privada (OR = 4,52; IC95% 4,25–4,81) e estiver localizada em capital de estado e se o escolar tiver 15 anos de idade ou mais, exercer atividade remunerada ou tiver mãe ou pai com escolaridade superior.

CONCLUSÕES

São importantes as desigualdades entre regiões do país e entre redes de ensino, tornando clara a necessidade de alocação de recursos e ações que promovam maior equidade.

Palavras-chave : Saúde Escolar; Promoção da Saúde; Fatores Socioeconômicos; Desigualdades em Saúde; Iniquidade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )