Acessibilidade / Reportar erro

Fatores sociodemográficos e de saúde associados à mortalidade em idosos residentes na comunidade

RESUMO

OBJETIVO

Identificar fatores associados à mortalidade, com ênfase nas diferenças de gênero e idade.

MÉTODOS

Trata-se de estudo transversal, utilizando dados provenientes da rede FIBRA-2008-2009 em Campinas, SP, com informações de pessoas não institucionalizadas residentes na área urbana e pelo Sistema de Informações de Mortalidade. A variável dependente foi a ocorrência de óbito, verificada em 2013. As associações foram testadas pelas razões de chances (OR) e respectivos intervalos de confiança de 95%, e as análises conduzidas no programa Stata 12.0.

RESULTADOS

A média de idade foi 72,3 anos, 69,3% eram mulheres e 8,9% foram a óbito. Encontrou-se maior OR para mortalidade nos indivíduos com idade ≥ 75 anos, nos classificados como pré-frágil ou frágil e naqueles que referiram doença do coração.

CONCLUSÕES

Neste estudo, a análise para os subgrupos específicos permitiu melhor compreender a relação entre fatores que se associam ao óbito no idoso. Com exceção da idade, estratégias baseadas no cuidado específico de atenção primária e secundária, direcionadas a grupos prioritários, podem ter um impacto positivo na redução da mortalidade entre os idosos.

Idoso; Idoso Fragilizado; Mortalidade; Fatores de Risco; Fatores Socioeconômicos; Gênero e Saúde

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br