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Jornadas de trabalho associadas a cochilos não intencionais entre pilotos da aviação regular

RESUMO

OBJETIVO

Identificar fatores associados aos cochilos não intencionais durante as jornadas de trabalho de pilotos da aviação regular.

MÉTODOS

Estudo epidemiológico transversal conduzido com 1.235 pilotos brasileiros de avião do transporte aéreo regular, que realizavam voos nacionais ou internacionais, sendo a coleta de dados realizada on-line. Foi realizada análise de regressão logística bivariada e múltipla, tendo como variável dependente o cochilo não intencional durante o horário de trabalho. As variáveis independentes foram relacionadas a dados biodemográficos, características do trabalho, estilo de vida e aspectos do sono.

RESULTADOS

A prevalência do cochilo não intencional enquanto pilotava o avião foi de 57,8%. Os fatores associados ao cochilo não intencional foram: voar por mais de 65 horas por mês, atrasos técnicos frequentes, maior necessidade de recuperação após o trabalho, capacidade para o trabalho inferior à ótima, sono insuficiente e sonolência excessiva.

CONCLUSÕES

A ocorrência do cochilo não intencional durante a jornada de trabalho de pilotos da aviação regular está associada a fatores relacionados à organização do trabalho e à saúde.

Aviação; Recursos humanos; Privação do Sono; Epidemiologia; Condições de Trabalho; Trabalho em Turnos; Saúde do Trabalhador

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