SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Spatial patterns of preventable perinatal mortality in Salvador, Bahia, BrazilUso de drogas ilícitas e binge drinking entre estudantes adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

MORGADO, Fabiane Frota da Rocha et al. Adaptação transcultural da EMIC Stigma Scale para pessoas com hanseníase no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2017, vol.51, 80.  Epub 04-Set-2017. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051000167.

OBJETIVO

Descrever o processo de adaptação transcultural da “Explanatory Model Interview Catalogue – Stigma Scale” para pessoas afetadas por hanseníase no Brasil.

MÉTODOS

Após a autorização do autor da escala para seu uso no contexto nacional, deu-se início aos cinco passos do processo de adaptação transcultural: (1) tradução, (2) reunião de síntese, (3) retrotradução, (4) comitê de peritos e (5) pré-teste. A consistência interna da escala foi avaliada utilizando o coeficiente alfa de Cronbach.

RESULTADOS

Os 15 itens da versão original da escala foram traduzidos para a língua portuguesa do Brasil. A escala adaptada apresentou evidência de boa compreensão de seu conteúdo, atestada tanto por peritos como por membros da população alvo. Sua consistência interna foi de 0,64.

CONCLUSÕES

O instrumento adaptado apresenta consistência interna satisfatória. Pode ser útil em estudos futuros que intencionem viabilizar ampla análise situacional que sustente programas sólidos de saúde pública com enfoque na efetiva redução de estigma. Em estudo ulterior será avaliada a validade de constructo, critério e reprodutibilidade.

Palavras-chave : Hanseníase, psicologia; Estigma Social; Traduções; Inquéritos e Questionários, utilização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )