Acessibilidade / Reportar erro

Coordenação do cuidado no PMAQ-AB: uma análise baseada na Teoria de Resposta ao Item

RESUMO

OBJETIVO

Analisar a qualidade das variáveis do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica para avaliar a coordenação na atenção básica do cuidado.

MÉTODOS

Estudo transversal baseado em dados de 17.202 equipes de atenção básica que participaram do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em 2012. Baseado na Teoria de Resposta ao Item, o Modelo de Resposta Gradual de Samejima foi utilizado para estimação do escore relacionado ao nível de coordenação. Os coeficientes alfa de Cronbach, Spearman e ponto bisserial foram utilizados para análise da consistência interna e da correlação entre os itens e de itens com o escore total. Foram avaliadas as suposições de unidimensionalidade e de independência local dos itens. Gráficos do tipo nuvem de palavras auxiliaram na interpretação dos níveis de coordenação.

RESULTADOS

Os itens do Programa com maior discriminação do nível de coordenação foram: existência de telefone/internet, fluxos institucionais de comunicação e ações de apoio matricial. A frequência de contato de especialistas com a atenção básica e prontuário eletrônico integrado exigiram maior nível de coordenação das equipes. O coeficiente alfa de Cronbach total 0,8018. Os itens fluxos institucional de comunicação e telefone/internet tiveram maior correlação com o escore total. Os escores de coordenação variaram entre -2,67 (mínimo) e 2,83 (máximo). Maior grau de comunicação, troca de informações, apoio matricial, cuidado no território e domicílio tiveram peso relevante nos níveis de coordenação.

CONCLUSÕES

A capacidade de disponibilizar a informação e a frequência de contato entre os profissionais são elementos importantes para o cuidado abrangente, contínuo e de qualidade.

Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Eficiência Organizacional; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br