Acessibilidade / Reportar erro

Transferência de conhecimento na cooperação internacional: o caso Farmanguinhos – SMM

RESUMO

OBJETIVO

Analisar a influência de quatro mecanismos de transferência de conhecimento (treinamentos, visitas técnicas, expatriação e procedimentos operacionais padrão) sobre as diferentes dimensões (potencial e realizada) da capacidade absortiva na cooperação técnica internacional.

MÉTODOS

Examina-se o caso da implementação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (aplicadas a 21 profissionais da Sociedade Moçambicana de Medicamentos, Farmanguinhos, Fiocruz e Itamaraty) e de documentos oficiais. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, com uso do software NVivo.

RESULTADOS

Os treinamentos e as visitas técnicas influenciaram diretamente a aquisição e, parcialmente, a assimilação do conhecimento. A expatriação contribuiu para a transformação desse conhecimento, por meio do desenvolvimento e refinamento das rotinas operacionais. Por fim, a definição dos procedimentos operacionais padrão permitiu que os técnicos moçambicanos fossem os atores da transformação do conhecimento adquirido e assimilado previamente e, ao mesmo tempo, criou as bases para uma futura exploração do conhecimento.

CONCLUSÕES

Os treinamentos e as visitas técnicas influenciam, principalmente, a capacidade absortiva potencial, enquanto a expatriação e os procedimentos operacionais padrão impactam mais diretamente a capacidade absortiva realizada.

Gestão do Conhecimento; Transferência de Tecnologia; Intercâmbio Educacional Internacional; Cooperação Internacional; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br