SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52Nascer no Brasil: the presence of a companion favors the use of best practices in delivery care in the South region of BrazilSpanish adaptation and validation of the supportive & palliative care indicators tool – SPICT-ESTM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

BALDIN, Yago C; SANUDO, Adriana  and  SANCHEZ, Zila M. Efetividade de uma intervenção digital na diminuição da prática de binge drinking entre frequentadores de baladas. Rev. Saúde Pública [online]. 2018, vol.52, 2.  Epub Jan 18, 2018. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052000281.

OBJETIVO

Avaliar, após seis meses, a efetividade de uma intervenção digital na diminuição da prática de binge drinking entre frequentadores de baladas.

MÉTODOS

Foi realizado um inquérito de portal através de uma amostra probabilística em 31 baladas da cidade de São Paulo, a qual originou um ensaio controlado randomizado com 1.057 participantes. Aqueles classificados como uso problemático do álcool (n = 465) através do Alcohol Use Disorders Identification Test foram randomizados em dois grupos de estudo – intervenção e controle. A intervenção digital consistiu em expor os participantes a uma tela de feedback normativo sobre seu consumo de álcool, caracterizando os riscos associados à quantidade consumida, valores gastos com bebidas, beber e dirigir, classificação do risco do Alcohol Use Disorders Identification Test e dicas de redução de danos.

RESULTADOS

Houve uma redução significativa da prática de binge drinking na semana estimada em 38% entre os participantes do grupo intervenção após seis meses (p < 0,05). Porém, não houve redução significativa nos desfechos quando se analisam os grupos intervenção e controle e os tempos início e seis meses após, simultaneamente.

CONCLUSÕES

Não se pode concluir que as ferramentas digitais reduzem o padrão de binge drinking nos frequentadores de baladas paulistanas. São necessários mais estudos com esta metodologia devido ao caráter atrativo para esse grupo, tendo em vista a privacidade e a rapidez que as informações personalizadas são transmitidas.

Keywords : Bebedeira; prevenção & controle; Internet; Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções; Ensaio Controlado Aleatório.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )