SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53Spatial analysis of pneumococcal meningitis in São Paulo in the pre- and post-immunization eraAnálise da tendência dos indicadores da hanseníase em estado brasileiro hiperendêmico, 2001–2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

GVOZD, Raquel et al. Adaptação cultural do Retirement Resources Inventory para a cultura brasileira. Rev. Saúde Pública [online]. 2019, vol.53, 60.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053000863.

OBJETIVO

Traduzir e adaptar o Retirement Resources Inventory para a cultura brasileira.

MÉTODOS

Pesquisa metodológica incluindo as etapas de tradução, síntese, avaliação por comitê de juízes, retrotradução e pré-teste. A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach.

RESULTADOS

As etapas de tradução e adaptação cultural foram consideradas adequadas, e a avaliação da versão síntese pelos juízes resultou na necessidade de alteração de 95,0% dos itens para assegurar as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual entre as versões original e traduzida. No consenso geral do instrumento, a taxa de concordância entre os juízes para as equivalências foi de 84,4%. Quanto à etapa de pré-teste, participaram 25 pré-aposentados, que sugeriram adequações no instrumento. O tempo médio para preenchimento do instrumento foi de 18,7 minutos. A consistência interna global do instrumento foi de 0,85.

CONCLUSÕES

O processo metodológico de adaptação cultural do Retirement Resources Inventory resultou em adequada validade de conteúdo e facilidade de compreensão pelos participantes. Ressalta-se que este estudo antecede o processo de avaliação das propriedades psicométricas do instrumento, que será realizado em novas pesquisas.

Palavras-chave : Aposentadoria; Envelhecimento; Traduções; Inquéritos e Questionários; Estudos de Validação; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )