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Ideação suicida e fatores associados entre escolares adolescentes

RESUMO

OBJETIVO

Analisar a prevalência de ideação suicida e fatores associados em adolescentes escolares.

MÉTODOS

Estudo transversal de base escolar com 674 estudantes de escolas públicas e privadas em Teresina, Piauí, em 2016. Realizou-se análise bivariada com o teste do qui-quadrado e análise múltipla pelo modelo de regressão de Poisson para estimar as razões de prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95% (IC95%).

RESULTADOS

Os participantes do estudo foram em sua maioria estudantes do sexo feminino (56,7%), negros (77,4%), que moravam com os pais (85%), cujas mães apresentavam escolaridade maior ou igual a 8 anos de estudo (68,8%), com renda familiar maior que um salário mínimo (58,3%), praticantes de alguma religião (86,8%) e procedentes de escola pública (64,7%). A prevalência de ideação suicida foi de 7,9%. Maior frequência de ideação suicida foi relatada entre estudantes do sexo feminino (10,2%). Ideação suicida foi associada estatisticamente aos alunos que referiram não residir com os pais (RP ajustada = 2,27; IC95% 1,26–4,10; p < 0,05) e àqueles que informaram ter sofrido violência sexual por outros alunos, professores ou funcionários da escola (RP ajustada = 3,40; IC95% 1,80–6,44; p < 0,05), entre os quais a prevalência de ideação suicida foi mais de três vezes a observada entre aqueles que não referiram esse tipo de violência.

CONCLUSÃO

A prevalência de ideação suicida em adolescentes escolares foi associada ao sexo feminino, não residir com os pais e ter sido vítima de violência sexual na escola. Recomenda-se alertar a comunidade escolar e profissionais de saúde para identificarem sinais do comportamento suicida, em especial naqueles com suspeita ou comprovação da ocorrência de violência sexual na escola.

Adolescente; Ideação Suicida; Fatores de Risco; Delitos Sexuais; Abuso Sexual na Infância; Estudos Transversais

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