SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Purification of somatic antigens from Paracoccidioides brasiliensis. Preliminary studySchistosoma mansoni: importance of skin and pulmonary phases to concomitant immunity in albino mice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

LAMBERTUCCI, José Roberto; MARINHO, Roberto Pedercini; FERREIRA, Maria das Dores  and  NEVES, Jayme. Valor da reação de Widal no diagnóstico da Salmonelose Septicêmica Prolongada (SSP). Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1985, vol.27, n.2, pp. 82-85. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651985000200004.

Vinte pacientes com SSP (Grupo 1) e 20 com esquistossomose mansoni (Grupo 2) foram selecionados para o estudo. Realizou-se a reação de Widal, com antígenos preparados da amostra Ty 901 (S. typhi), nos pacientes dos Grupos 1 e 2. Em seis pacientes do Grupo 1, a reação de Widal foi feita com antígenos preparados a partir de salmonelas isoladas destes pacientes (autoantígenos). Foram considerados significativos os títulos superiores a 1:200. Dez pacientes do Grupo 1 (50%) tiveram a reação positiva para o antígeno "H" e cinco (25%) para o "O". Em quatro casos em que se isolou a S. typhi, a reação de Widal foi positiva. Em três pacientes com reação negativa para "H" e "O", houve viragem da reação com títulos elevados quando se utilizou autoantígenos; outros dois casos positivos mantiveram os mesmos títulos e em um caso houve elevação de quatro vezes nos títulos quando a reação foi feita com antígenos da Salimonella isolada. A reação de Widal foi positiva na maioria dos casos quando as salmonelas isoladas eram do Grupo D. Para o grupo 2, caso se aceitem os títulos superiores a 1:200 todos os exames foram negativos. Os Autores concluem que a reação de Widal apresenta baixa positividade na SSP. Com o uso de antígenos de S. paratyphi A e B e de uma mistura de antígenos de salmonelas de grupos distintos, a reação provavelmente será de valor no diagnóstico da SSP.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English