SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5The viability of the "in vitro" cultivation procedure as a practical tool for diagnosis and primary isolation of Leishmania braziliensis braziliensis. 2. A study of patients from endemic areasPulmonary function in follow-up of 35 patients with paracoccidioidomycosis (South American Blastomycosis) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

TAVARES, Paulo et al. Alterações das propriedades elásticas dos pulmões e broncomotricidade em coelhos, na doença de Chagas crônica induzida experimentalmente. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1986, vol.28, n.5, pp. 325-329. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651986000500007.

Com o intuito de estudar a denervação brônquiea na fase crônica da doença de Chagas investigaram-se as propriedades mecânicas e a motricidade brônquiea de 6 coelhos chagásicos crônicos e 4 controles. Utilizou-se o método da pletismografia de corpo inteiro e todas as medidas foram feitas antes e depois da administração endovenosa de cloridrato de histamina (0,11 mg/kg). No grupo chagásico crônico obteve-se um menor acréscimo da capacidade residual funcional e uma quase inalteração do pico de fluxo na expiração passiva após a administração de histamina. Este grupo apresentou também um desvio para a direita na curva estática de pressão transpulmonar/volume. Estes resultados sugerem uma alteração na árvore brônquiea, que consiste principalmente numa broncoreatividade diminuída.

Keywords : Experimental trypanosomiasis; Rabbit; Changes in pulmonary; Elastic properties.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese