SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Brazilian purpuric fever: preliminary results on its etiologyEvaluation of Trypanosoma cruzi antigens for the indirect hemagglutination test: II. Different stocks and evolutive forms índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versión impresa ISSN 0036-4665

Resumen

VITOR, Ricardo Wagner de Almeida  y  CHIARI, Egler. Avaliação de antígenos do Trypanosoma Cruzi para a reação de hem aglutinação indireta: I. diferentes extratos antigênicos. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1987, vol.29, n.3, pp. 178-182. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651987000300011.

Alguns procedimentos descritos na literatura (ultrasom, água destilada, NaOH, TRITON x 100 e congelamento-descongelamenao) foram avaliados determinando o melhor extrato antigênico para a reação de hemaglutinação indireta (RHI) no diagnóstico sorológico da doença de Chagas. Para isso, foram ensaiados 30 soros de indivíduos chagásicos e 30 soros de indivíduos não chagásicos. A reação de imuno-fluorescência indireta foi considerada como reação de referência no cálculo dos indices de co-positividade (i.c.p.) e co-negatividade (i.cn.). O valor do i.c.p, para a RHI com antígeno obtido por NaOH foi mais elevado do que para os outros antígenos. Os cinco antígenos apresentaram valores máximos para o i.cn., indicando boa especificdade. Os títulos apresentados pelos soros chagásicos com antígeno obtido por NaOH foram, significativamente, superiores aos demais antígenos. A avaliação de cinco partidas de antígeno extraídas por NaOH em épocas diversas indicam boa sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade de resultados, traduzidas pelos valores elevados para os i.c.p. e i.cn., além de títulos próximos entre si.

Palabras llave : Doença de Chagas; Diagnóstico; Sorologia; Hemaglutinação indireta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués