SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Use of filter paper strips on an ELISA inhibition test for serologic studies on dengueThe use of aminoacids in the study of Paracoccidioides brasiliensis growth and its role in fungus dimorphism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

OLIVEIRA, Solange A. et al. Avaliação das condições de estocagem da vacina contra o sarampo nas unidades sanitárias dos municípios de Niterói e São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1991, vol.33, n.4, pp. 313-318. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651991000400012.

Com o objetivo de estudar as condições de estocagem da vacina contra o sarampo na rede de vacinação dos Municípios de Nitéroi e São Gonçalo - RJ, 22 Unidades Sanitárias foram avaliadas de acordo com as normas técnicas específicas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização. Observou-se que em 86,4% das Unidades visitadas os cuidados com os refrigeradores eram adequados ou regulares mas quanto à arrumação das vacinas no interior dos aparelhos e ao controle de temperatura, estes percentuais caíram para 60,0% e 54,5%, respectivamente. De todos os itens avaliados, o mais problemático foi o apoio técnico imediato frente a situações de emergência, apoio esse considerado insuficiente em 90,0% dos casos. Em 100% das amostras vacinais recolhidas das Unidades Sanitárias, os títulos estavam abaixo da potência mínima preconizada para tal produto no momento da aplicação. Torna-se necessário então, que as condições de conservação e uso das vacinas sejam melhoradas evitando assim a formação de grupamentos de crianças suscetíveis à doença.

Keywords : Vacina contra o sarampo; Controle de qualidade; Serviços de saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese